Partido na Hora v.BETA 1.0
A.O | A.A.O
COMO FUNCIONA
ENTRAR
MANUAIS / REGRAS
Para assinar um PDF com o Cartão de Cidadão é necessário:
- Ter Cartão de Cidadão e o Pin da assinatura qualificada;
- Um leitor de Cartões;
- Instalar a aplicação disponivel no Portal do Cidadão.
- Programa compativel com assinaturas digitais (Adobe Reade ou NOPAPER)

Certificado Digital do Cartão de Cidadão

Terá de ter o certificado digital instalado no seu computador, ou um leitor de cartões smart card ligado ao mesmo para ler o Cartão de Cidadão e o a Aplicação do Cartão de Cidadão instalada (pode obter em https://www.autenticacao.gov.pt ).
Poderá verificar no comparador de preços KuantoKusta a disponibilidade e preço de algumas lojas.

Verifique também no Portal de Autenticação a utilização do Cartão de Cidadão para assinar documentos digitais.

Programa compatível

Poderá utilizar o Adobe Acrobat DC (Gratuito) ou o Nopaper (Desenvolvido pela Gaiurb) para assinar digitalmente documentos.

Transferir o Adobe Acrobat DC



Transferir o Nopaper

Adobe Acrobat

- Verificar se o certificado digital está disponível para uso, ou seja, se realmente está sendo exibido no repositório do Windows, caso tenho o certificado instalado no seu computador.
- Abrir o documento que deseja assinar com o Adobe Acrobat;
- Na barra de ferramentas do Adobe Acrobat, clique no ícone 'Certificados' e depois em 'Assinar Digitalmente'.
- O ponteiro de rato irá mudar de forma. Escolha uma posição no documento e marque o local onde será exibida a assinatura digital.
- Após desenhar o local onde será exibida a assinatura, surge uma nova janela chamada 'Assinar com uma ID digital', nela selecione o certificado digital e o tipo de razão/motivo que o leva a assinar o documento, depois clique no botão 'Continuar'.
- Se a sua assinatura for a última necessária para que o documento fique finalizado marque a caixa 'Bloquear o documento depois de assinar'.
- Prima o botão 'Seguinte' / 'Continuar'.
- Se o seu certificado estiver gravado no computador e estiver protegido com senha, terá que digitar a senha.
- Se estiver a utilizar um leitor de cartões, terá que digitar o PIN para fazer a assinatura;
- Salve / Guarde o ficheiro.
- O documento está pronto. No final, note que o campo que desenhou no documento pdf exibirá informações sobre a assinatura digital.
- Voltar a carregar o documento para o sistema.
Nota: se o documento sofrer algum tipo de alteração, a assinatura ficará inválida, evidenciando assim que o documento foi violado ou modificado.
Pode também consultar aqui a ajuda Online do Acrobat

Nopaper

- Para assinar documentos digitalmente com o Nopaper tem de ter ligado ao computador um leitor de cartões e o cartão de cidadão inserido no mesmo.
- Execute o programa NOPAPER e prima o botão + DOC para abrir o documento que pretende assinar.
- Se pretender coloque Assunto, Local e Contacto a adicionar à assinatura digital.
- Prima o Botão ASSINAR.
- O programa NOPAPER guarda uma cópia do ficheiro PDF com o prefixo '_cert'. Não necessita de alterar o nome de ficheiro para o original antes de o carregar de volta para a plataforma @tasOnline pois a mesma renomeia o ficheiro automaticamnete.

O manual de instruções do NOPAPER pode ser descarregado aqui

Assinar um Documento

Numa primeira fase terá de descarregar o documento do sistema para o seu computador, para o que lhe é fornecido um atalho.
Depois de proceder à assinatura (verificar procedimentos consoante o programa que utilizar para inserir a assinatura digital), deverá carregar de volta para o sistema o ficheiro assinado.
ATENÇÃO: Deve manter o nome original do ficheiro !
Depois de carregar o ficheiro para o sistema o mesmo considera o ficheiro assinado por esse utilizador.
Deverá bloquear o documento a mais assinaturas antes de o carregar de volta.
CONTACTO | TERMOS | SOBRE

Prceiros de divulgação - Mundo PT A entidade gestora deste sítio é aderente ao Centro de Arbitragem da Universidade Autónoma de Lisboa com os seguintes contactos (+351) 213177603 - centrodearbitragem@autonoma.pt

PartidonaHora.pt é uma produção de
Portugal, Serviços de Programação Informática
@MMXVII